Desafio

  • Aproximar o CPqD do ecossistema nacional de startups.

Resultado

  • 50 startups analisadas e match feito com as tecnologias do CPqD

 

Aproximando o CPqD das startups

No final de 2019 iniciamos mais um importante projeto na Wylinka. Em parceria com o Caos Focado, Venture Builder paulistana, fomos contratados com o nobre objetivo de aproximar o CPqD do ecossistema nacional de startups.

Com a pergunta “as tecnologias do CPqD são aplicáveis às startups e caso positivo esta interação é possível?” seguimos com o projeto, estruturando conteúdos e atividades para levar as tecnologias da instituição para este universo.

CPqD: um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TIC), o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior.

Com mais de 50 anos desde sua criação, o CPqD já está muito bem posicionado no ambiente de inovação nacional, tendo suas tecnologias aplicadas em diversas multinacionais. No entanto, embora já interaja com grandes players e tenha processos robustos de transferência de tecnologia, a instituição almejava, para o ano de 2020, se aprofundar e aproximar dos ambientes de startups.

 

Como foi o projeto?

Entre este planejamento, estava construir, a seis mãos (Wylinka, Caos Focado e CPqD), um processo de seleção e avaliação de tecnologias com o potencial de interação com startups, e a partir desta avaliação, definir a estratégia de interação e a abordagem. Com as tecnologias selecionadas, realizar um matchmaking com startups e apoiar no desenvolvimento da parceria/transferência da tecnologia.

Obviamente que todos os planejamentos elaborados em 2019 e início de 2020 não contemplavam uma pandemia mundial, com consequências sérias para qualquer ação presencial. Com a gente não foi diferente. Já com as tecnologias selecionadas, estratégias montadas e prestes a executar o matchmaking, fomos obrigados a dar um passo atrás e reprogramar nossas ações. Como fazer tudo isto a distância?

 

Como aproximar startups e um centro de pesquisa na pandemia?

Novamente com um trabalho a seis mãos (na verdade, várias mãos!), refizemos nossas estratégias e criamos um evento totalmente online. Se é que podemos considerar algum benefício no meio de uma pandemia, para este evento tivemos a vantagem de quebrar fronteiras. Sem a necessidade de deslocamentos, pudemos atrair startups de todo o Brasil e isto nos rendeu mais de 50 startups para analisar e poder realizar o match com as tecnologias do CPqD.

Com este match realizado, usamos nossa metodologia de negociação e definição de parcerias, o COOPERA, para apoiar e facilitar o trabalho conjunto entre CPqD e as Startups. Com este processo, que agora pode ser replicado pelo CPqD com todo o seu portifólio de tecnologias, esta instituição de mais de 50 anos novamente se reinventa e se posiciona como um grande potencial parceiro para as startups brasileiras. E a gente fica extremamente feliz com o resultado.

E uma excelente notícia: esta iniciativa foi premiada com a categoria “Inovação Aberta – PMEs” do prêmio “Grow+ Innovation Awards” concedido pela Grow+, um braço da aceleradora Grow voltado para inovação nas grandes empresas. Um belo exemplo de como a gente não pode sucumbir aos desafios, de como inovar exige abertura a riscos e de como todo este processo é gratificante.

Que esse projeto tenha vida longa dentro do CPqD e que traga bons frutos! E a cada projeto, vamos executando nossa missão de acelerar a inovação tecnológica no Brasil. Because When You Rock WyRock.