Empreendedorismo para pesquisadores, inovação tecnológica para indústria

 

Desafio

Como preparar pesquisadores para interagir com a indústria?

 

Resultado

Programa de formação empreendedora e conexão com o mercado para pesquisadores da Química

 

Pesquisa científica e inovação tecnológica no Brasil

Em 2017, dos dez maiores depositantes brasileiros de patentes, 09 eram universidades, sendo 08 estaduais ou federais e 01 particular. (Relatório de Atividades do INPI 2018).

De acordo com o Relatório Formict 2017 (ano base 2016), o número de pedidos de patentes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) foi 3.203. No mesmo ano, foram contabilizados 1957 contratos de tecnologia: 42,1% são contratos de licenciamento de direitos de propriedade intelectual; 24,8%, acordos de parceria de pesquisa.

Esses dados comprovam a importância da universidade brasileira no desenvolvimento científico e tecnológico. Evidenciam também a distância entre o número de patentes solicitadas e o de contratos firmados.

Como aumentar essa ‘taxa de conversão’, e fazer com que mais inovação de base científica e tecnológica chegue ao mercado?

 

Quando Academia e Indústria trabalham juntos

Entendendo que um dos principais desafios é promover o encontro entre pesquisadores e mercado, a Wylinka se juntou com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o INCT Midas para construírem juntos o primeiro programa nacional de cultura empreendedora para pesquisadores da área Química.

O INCT Midas é um projeto dentro do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia com a missão de desenvolver ciência aplicada nas áreas químicas e afins com objetivo de gerar tecnologias de alto potencial. O Midas atua também na promoção da cultura empreendedora entre professores e alunos e conexão universidade-mercado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. 

Com o objetivo de aproximar pesquisadores e indústria, o INCT Midas e a Wylinka formataram um programa para que pesquisadores conheçam a cultura empreendedora e se preparem para o diálogo com o mercado.

Representantes da indústria química, a Rhodia Solvay – referência na indústria química na promoção do desenvolvimento sustentável, e Oxiteno – líder em tensoativos e especialidades químicas, entraram como patrocinadoras do programa.

Além de patrocinadoras, Rhodia Solvay e a Oxiteno participam do programa de forma ativa: elas propuseram desafios da área química que balizaram a seleção dos projetos inscritos e disponibilizaram profissionais para acompanhar aqueles selecionados.

 

Empreendedorismo para Pesquisadores

Com o nome de SBQ Acelera, o programa de pré-aceleração  foi lançado em julho de 2019, com um edital para seleção de projetos. Durante 11 semanas, pesquisadores terão acesso a conteúdos e ferramentas do universo empreendedor.

O maior diferencial do programa, contudo, é a conexão com o mercado, que acontece por meio de mentorias, webinários e bancas de avaliação.

As equipes estão passando agora pela Etapa 1 – Mercado. Fase que aborda as demandas da indústria e prepara os pesquisadores para conectar seus projetos a essas demandas e interagir com atores do mercado.

Ao final dessa etapa, as equipes passam por uma banca de corte em que cinco projetos serão selecionados para a Etapa 2 – Modelo de Negócio. Nela, os pesquisadores serão orientados no desenvolvimento de um produto/serviço a partir de seu projeto de pesquisa.

Na terceira e última etapa, Validação, esse produto/serviço é testado no mercado. O programa se encerra com a apresentação dos projetos e sua evolução em um demoday.

 

Mais empreendedorismo na Academia, mais inovação na Indústria

A proposta do SBQ Acelera é estimular o comportamento empreendedor nos pesquisadores e conectar a indústria com projetos de base científica e tecnológica em sinergia com seus desafios. 

Ao promover essa interação, o programa gera benefícios para o ecossistema como um todo criando oportunidades de parcerias em projetos, contratos tecnológicos e, consequentemente, mais inovação no mercado.

 

Quer fazer uma capacitação ou um projeto com a gente?

Baixe nosso portfólio para conhecer melhor nossos produtos. Entraremos em contato com você para iniciarmos essa parceria!