Conheça a trajetória da Residuall, empresa fundada por jovem universitário que hoje se destaca como uma das grandes referências no setor de Gestão de Resíduos!

Que a Universidade é um ambiente favorável ao desenvolvimento de boas ideias, todos nós já sabemos. Mas, conectar essas ideias com problemas reais do mercado nem sempre é tarefa simples. É nesse contexto que o jovem empreendedor Luiz Grilo conseguiu dar início a sua trajetória empreendedora, servindo de inspiração para vários outros jovens universitários que se encontram na mesma situação.

Em 2015, quando ainda era estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Luiz participou de um desafio dentro do seu curso, buscando formas de levar tecnologia para melhorar a gestão de resíduos sólidos da universidade. Fazendo um estudo sobre o processo de coletagem de resíduos feitos na Universidade, ele percebeu que esta não se ocorria de maneira eficiente. Mas, além disso seu foco era também em como poderia fazer com que essa solução pudesse ser levada para outros mercados. Determinado, resolveu dar o primeiro passo e participar do programa Startup Tech, uma iniciativa da Wylinka que tem como objetivo despertar o comportamento empreendedor e incentivar o desenvolvimento de ideias com uso intensivo do conhecimento de base tecnológica de estudantes de graduação, que ocorreu em parceria com a UFMG naquele ano.

StarupTech

Por meio da empresa júnior da qual fazia parte, conheceu o programa da Wylinka e viu a oportunidade de fazer uma imersão para o desenho de modelo de negócio que resolveria o seu desafio. Assim nasceu a Untrash.

Quando iniciou no programa, Luíz conta que nem mesmo sabia o que era uma startup e, principalmente, como os novos modelos de negócio e metodologias ágeis poderiam ajudá-lo no desenvolvimento de sua solução e conexão com as necessidades do mercado.

 

 

Ainda no mesmo ano, participou de programas de aceleração como o Seed-MG em 2016, recebeu algumas rodadas de investimento, sendo levado a repensar seu modelo de negócio, onde tomou a decisão de sair do hardware e caminhar para o desenvolvimento de um software de gestão de resíduos, resultando inclusive na mudança de nome da sua startup, agora para Residuall.

A startup mineira busca sua consolidação no mercado nacional, expandindo o contato com grandes corporações. Cargill e Suvinil são algumas das grandes empresas que já são parceiras da Residuall.

A Residuall, por meio de uma base tecnológica aliada a especialistas em gestão de resíduos, atua em todas as regiões do país. Desenvolvem projetos que visam associar seus clientes a ações de impacto social, ambiental e econômico, através da inserção dos seus produtos na economia circular.

Hoje, a startup conta com uma equipe de profissionais dedicados a missão de “cuidar do lixo do mundo” e contribuir para que seus clientes tenham ações e cadeias produtivas mais sustentáveis.

 

 

Quer fazer uma capacitação ou um projeto com a gente?

Baixe nosso portfólio para conhecer melhor nossos produtos. Entraremos em contato com você para iniciarmos essa parceria!