Aqui na Wylinka, nós acreditamos em uma ciência que esteja próxima dos desafios da sociedade para que gerem soluções inovadoras. A saúde no Brasil apresenta desafios cada vez mais complexos e, por outro lado, existem tecnologias que estão sendo desenvolvidas com grande potencial de aplicação.

Por meio da maior interação dos atores do ecossistema de inovação, é possível que boas ideias saiam das Universidades e gerem impacto nos desafios sociais e econômicos brasileiros, respondendo, por exemplo, a pergunta “Como a ciência brasileira pode melhorar o sistema de saúde?”.

O projeto DeepTech Saúde foi realizado junto à Associação Samaritano e Instituto Sabin, com o objetivo de identificar tecnologias emergentes para gerar um mapeamento tecnológico em saúde com potencial para gerar impacto efetivo na sociedade.

A primeira etapa do projeto consistiu em definir o foco do mapeamento tecnológico de cada organização, a partir do aprofundamento de dois desafios: (1) “Prevenção e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis” e (2) “Análises clínicas, exames de rotina e diagnóstico por imagem”. Dessa forma, foi possível analisar o cenário, aprofundando nos aspectos técnicos e explorando suas tendências.

A segunda etapa consistiu na busca de soluções tecnológicas em desenvolvimento no Brasil, com foco nos dois desafios propostos. O mapeamento visou entender as oportunidades e aspectos que influenciam o desenvolvimento de pesquisas de alto potencial. O contato próximo com pesquisadores e ICTs, das tecnologias de maior potencial, permitiram aprofundar em soluções-foco dentro do report elaborado.

A partir dessas etapas conseguimos encontrar insights que ajudam a entender o cenário da pesquisa brasileira em relação aos desafios explorados:

  • Vimos que a maior parte das soluções se encontra em estágio inicial ou ainda não está inserida no mercado, o que demonstra dificuldades para o avanço das pesquisas para próximos estágios de desenvolvimento;
  • Especificamente na área da saúde, percebemos que apenas uma parcela das soluções foi projetada com foco em saúde básica, acessível e em escala, apesar de apresentarem potencial para essa aplicação. Isso nos indica pouco conhecimento ou interesse de pesquisadores e empreendedores nestes mercados;
  • Vimos também que a maior dificuldade na aplicação dessas tecnologias para populações menos assistidas é a falta de infraestrutura adequada para sua aplicação, envolvendo desde a carência de equipamentos até condições gerais, como acesso à internet.

Como mudar esse cenário e fazer com que a pesquisa de ponta possa se transformar em produtos e serviços prontos para atender as necessidades dessas populações?

Os pontos encontrados mostram que há quatro necessidades-chave para o desenvolvimento de soluções a partir das pesquisas e tecnologias:

(1) aporte de capital,

(2) direcionamento do modelo de negócios para saúde básica, acessível e em escala,

(3) parceria para testes e validações em ambiente real e

(4) oportunidades e formas de implantação da tecnologia no sistema de saúde.

As análises completas desses 4 pontos e também as tecnologias que se destacaram em relação a potencial e prontidão para atender as demandas de saúde dos brasileiros podem ser conferidas no report DeepTech Saúde, nesse link.

O trabalho da Wylinka

A Wylinka trabalha aproximando tecnologias de alto potencial com o mercado, buscando gerar negócios e soluções mais escaláveis e competitivas, que gerem mais resultados e impacto social.

O mapeamento de soluções de impacto em saúde oriundas da ciência é um dos passos para contribuir para o fortalecimento do ecossistema. Fazemos isso criando uma rede colaborativa e auxiliando o ambiente a se desenvolver para, dessa forma, catalisar novas oportunidades para Inovação em Saúde!

Quer saber mais sobre DeepTech em saúde? Acesse o nosso e-book “Impacto social da ciência e tecnologia no campo da saúde”

Quer fazer uma capacitação ou um projeto com a gente?

Baixe nosso portfólio para conhecer melhor nossos produtos. Entraremos em contato com você para iniciarmos essa parceria!