O que é o Ciência na Ponta?
No mundo da ciência, tecnologia e inovação vemos que, muitas vezes, o grande obstáculo para a criação de soluções eficientes é a falta de compreensão do contexto que se deseja transformar. É comum vermos produtos e serviços sendo desenvolvidos não com foco adequado no usuário, mas sim pelo ponto de vista do empreendedor ou especialista responsável pelas soluções.
Somada a essa perspectiva, os problemas de cunho socioambiental são extremamente complexos, o que demanda uma visão sistêmica dos fenômenos analisados para a criação de caminhos e saídas. O objetivo do Ciência na Ponta é trazer o olhar sistêmico de questões complexas por meio do ponto de vista dos atores que estão inseridos no problema.
Como funciona?
Selecionamos 4 questões que estão em pauta no contexto da pandemia. Para cada uma delas, vamos desenhar um mapa de atores afetados pela questão e organizar um bate papo fechado com representantes desse público. O bate papo tem como premissa compreender o problema do ponto de vista de cada convidado e não, necessariamente, se debruçar em uma visão especializada de como resolver o problema.
O bate papo será publicado no Youtube da Wylinka, em formato de podcast. Também serão geradas diversas pílulas de conteúdo para as redes sociais da Wylinka com fragmentos dos diálogos, de forma a ampliar o alcance do resultado construído em cada uma das conversas.
Pra quem é feito?
O Ciência na Ponta quer chegar às pessoas que utilizam as redes sociais para se informar, mas que buscam colocações embasadas, sentem dificuldade de reunir pontos de vista para a compreensão de um determinado tema e sofrem com a sensação de nunca ter os dados suficientes para construção de pontos de vista.
Vamos aproveitar a diversidade de formatos permitida pelo Instagram e Facebook para aproximar esse conteúdo do público, usando recursos diversos para deixar o tom mais objetivo, claro e instigante.
O Ciência na Ponta é um programa realizado pela Wylinka em parceria com o Instituto Sabin.