Programa DNA Inovador: transmitindo características da cultura de inovação para os seus colaboradores 

 

Desafio

Como grandes organizações estão fomentando a cultura de inovação?

 

Resultado

Empregados com mindset inovador e capacitados no desenvolvimento de novas oportunidades e soluções e difusão desta cultura.

 

Clipping

Os desafios da inovação na grande empresa

A constante busca de grandes empresas por inovação, tem se tornado cada vez mais um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva. Com um olhar atento para dentro da organização, muitas delas encontram, entre seus próprios colaboradores, a vontade e o know-how necessário para o desenvolvimento de ideias focadas nos desafios do negócio.

 

Fazer o que se fala (Walk the Talk)

Como comentado por Andrei Bosco, Gerente de Cultura e Competências de Inovação do Açolab – ArcelorMittal Aços Longos LATAM, em seu texto para o nosso blog, mesmo não sendo uma tarefa fácil, é importante associar a teoria à prática no que tange a inovação em ambientes organizacionais. 

O Programa DNA Inovador, tangibiliza esse esforço da ArcelorMittal  ao aplicar o intraempreendedorismo e a inovação por meio de uma aceleração de ideias inovadoras dentro da empresa, valendo-se do talento empreendedor dos próprios empregados.

 

O intraempreendedorismo como propulsor da inovação

Maior produtor de aço do mundo e um dos maiores em mineração, o Grupo ArcelorMittal está presente em mais de 60 países, com operações industriais em 19 deles, contando com mais de 210 mil empregados. Líder em pesquisa & desenvolvimento, investe em novas tecnologias para transformar o amanhã e tornar o aço um dos materiais mais sustentáveis do planeta. Em seus 12 centros de pesquisa, cerca de 1.300 pesquisadores desenvolvem produtos e processos mais eficientes voltados a gerar valor para os clientes e assegurar o crescimento futuro.

Dentro das suas promessas está “transformar o amanhã” através da “ousadia”.

A ArcelorMittal Brasil investe na busca de soluções inovadoras em aço e na melhor experiência para os seus clientes através de ambientes criativos, que se relacionam ao ecossistema. A ArcelorMittal estimula e apoia o desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas para a melhoria dos processos internos de produtos e serviços, e também direcionadas a contribuir nos esforços mundiais de enfrentamento dos desafios globais da humanidade. 

Com tanto protagonismo e inovação na sua essência é importante, com sua dimensão, a difusão dessa cultura e possibilitar | estimular o comportamento empreendedor dos empregados, por meio da valorização de ideias que possam desdobrar se em novas oportunidades e soluções para o negócio.

 

Desenvolvimento do projeto

O programa teve duração de 10 meses, contando com 10 bootcamps, participação de mais de 400 empregados e, como resultado, 148 ideias cadastradas. As ideias inscritas em uma plataforma interna, serviram de termômetro e possibilitaram a melhoria das soluções, uma vez que era possível receber likes e comentários de pessoas de todas as áreas e unidades da ArcelorMittal. Essa ação de engajamento, estimulou o espirito de colaboração entre todos, fazendo com que o programa  ganhasse mais fôlego.

Ao final, 80 avaliadores escolheram 20 ideias para a fase de business case e 9 para a de MVP, totalizando 156 horas de mentoria. 

A Wylinka foi responsável por conduzir a etapa de testes da aplicação das soluções por meio do mínimo produto viável (MVP). O desenvolvimento das provas de conceito dos projetos selecionados ocorreu em 3 etapas, por meio de metodologias ágeis aplicadas pelas startups. Com isso, as equipes foram guiadas no processo de validação e iteração de seus projetos. 

 

  1. Definição e Execução da Prova de Conceito: Workshop, ferramentas e mentorias para as equipes definirem e executarem a prova de conceito. Foi nosso papel provocá-las a pensar em todos os riscos de seus projetos e avaliar pontos de ajuste e análise da viabilidade;
  2. Plano de Ação (MVP e Rollout): A partir da validação da prova de conceito, as equipes foram capacitadas e orientadas, na construção de um plano de ação para aplicação, por meio de MVP e Rollout, das soluções propostas e validadas;
  3. Apresentação: Nessa etapa, com os resultados de MVP e Rollouts iniciados, preparamos as equipes para a venda interna das ideias à alta liderança da ArcelorMittal.

 

Mais colaboradores reconhecidos, mais inovação na Indústria

Conforme relato nas mídias do Açolab: “O sonho de fortalecer um novo mindset com a criação do deste espaço deu certo. O programa (…) revelou o talento de centenas de empregados da ArcelorMittal Aços Longos LATAM para a inovação, e coroou o papel do lab no incentivo a uma nova forma de trabalhar.”

O reconhecimento veio do próprio CEO, Jefferson De Paula, que afirmou que, apesar de apenas 4 subirem no pódio no dia da premiação, todos os 9 projetos serão continuados pela fase de roll-out, podendo ser incorporadas aos negócios e nessa etapa, contarão com mentores estratégicos (C-Level, VPs e Diretorias…).

A satisfação veio também dos participantes que deixaram seus depoimentos e agradecimentos: “Aumentou muito o orgulho de trabalhar na ArcelorMittal com o DNA Inovador. Os workshops e mentorias nos fizeram evoluir e mostraram que somos capazes de desenvolver uma ideia, validar e vendê-la com qualidade. O resultado disso foi uma final com excelentes trabalhos que valorizaram ainda mais o programa.”